Hook e Loop

Você sabia que tanto o lado gancho (hook) quanto o lado argola (loop) são confeccionados sob a mesma base? O que diferencia um lado do outro é o acabamento final. No gancho (hook) máquina corta o laço em apenas um ponto criando, literalmente, um gancho.

Já na argola (loop), outro maquinário esfiapa a superfície criando uma face bem macia e fofa, onde, posteriormente, o gancho se engalha nas argolas, aderindo às faces de forma incrível e com alta resistência à tensão e facilmente separável desgrudando-os. Esse sistema é chamado de fechos de contato.

Hook e Loop

O Inventor

O Inventor

Esse sistema de fechamento foi inventado pelo engenheiro suíço, George de Mestral, e teve sua patente deposta em 15 de outubro de 1952 e deferida em 13 de setembro de 1955 sob o número 2.717.437, e possibilitou diversas invenções ao longo dos anos.

As Patentes

As Patentes
As Patentes

A Velcro®, com sede no Reino Unido, desde então depositou diversas patentes de variações e novos tipos de Velvro®, sendo, até hoje, lider em tecnologia de fechos de contato.

Assim como fez o engenheiro George e faz até hoje a Velcro®, também requeremos a patente junto ao INPI Brasil, o que dá direito de exclusividade na produção/design da LOGISTIKBAND®.

Mas e a marca Velcro?

É a marca que produz originalmente os fechos de contato criados por George de Mestral. Atualmente se produz fechos de contato em diversos locais do mundo, onde, com este sistema global de produção, os custos reduziram em muito viabilizando inúmeras novas soluções desde as mais caras e complexas utilizadas pela NASA, quanto em soluções simples em um calçado ou peça de roupa.

Mas e a marca Velcro?
Pallet
Dúvida? Mas e a marca Velcro?

Com a evolução tecnológica da produção e ganho de escala, os fechos de contato tornaram as cintas de carga LOGISTIKBAND® economicamente viáveis.

Tipos de velcro

Tipos de velcro

Todos os tipos de fechos de contato são iguais? Não!!!

Embora muito parecidos visualmente, os fechos de contato podem ser fabricados com diferentes composições, e isso influencia diretamente na sua resistência ao contato, tração e número de ciclos.

Por conta das diferentes utilidades dos fechos de contato, se desenvolveram mais de uma composição base para este produto.

100%

POLYESTER

É o mais econômico de todos. Chega a custar um 1/3 do produto original de poliamida (nylon). Percebe-se facilmente sua qualidade inferior tocando nele, tem aspecto mais duro e sua vida útil chega até aproximadamente 200 ciclos de abre e fecha. Muito utilizado em produtos descartáveis ou com pouca exigência de qualidade e durabilidade.

30%   70%

POLIAMIDA      POLYESTER

Este, composto de 30% poliamida e 70% polyester faz com que a resistência melhore um pouco, mas sem grandes ganhos de qualidade como o produto original.
O número de ciclos de abre e fecha passa apenas para 500.

100%

POLIAMIDA

O original e mais resistente do mercado, pois a poliamida (Nylon®) tem propriedades muito superiores e resiste à tração e ao contato. Sua vida útil em ciclo de abre e fecha chega à 5000 ciclos.
ISSO MESMO, NÃO SÃO 200, NEM 500, SÃO 5000 (CINCO MIL)

Maior Qualidade

Adivinha qual tipo de fecho utilizamos na produção da LogistikBand®?

100% POLIAMIDA.

Qualidade e segurança em primeiro lugar!

Os fechos de contato de poliamida são os utilizados pela indústria aeroespacial, naval e automobilística, onde a necessidade de longevidade, qualidade e resistência é determinante.

Quem também usa

Quem também usa

E a Poliamida, o que é?

Polyamida (PA) é um polímero termoplástico criado pela DuPont por um químico chamado Wallace Hume Carothers em 1935, também conhecido com Nylon.

Foi a primeira fibra sintética produzida.

Originalmente, teve a patente depostada pela DuPont em 1938.

Inventor da Poliamida

Wallace Carothers

O Nylon

Fórmula:
…-NH-[CH2]n-NH-CO-[CH2]n-CO-NH-[CH2]n-NH-CO-[CH2]n-CO-NH-[CH2]n-NH-…

O Nylon

O Nylon apresenta ótima resistência ao desgaste e ao tracionamento. Esta última propriedade é facilmente observada quanto tentamos arrebentar com as mãos uma linha de pesca fabricada com Nylon.

Curiosidade Sobre o Nylon

Várias são as histórias que explicam a origem do nome Nylon.

A mais famosa conta que foi assim chamado porque a fábrica inicialmente produzia tanto em Nova York (NY) como em Londres (Lon). Daí o nome Nylon.

Curiosidades sobre o Nylon
Agora que você já sabe tudo sobre a composição do nosso produto, entre em contato para uma cotação personalizada!

Entre em contato

Nos dê um toque, envie um e-mail ou uma carta. Nós gostamos de cartas. Ninguém mais faz isso hoje em dia, mas nos faz sentir especial.

Se preferir acesse nosso site, face ou insta.

Entre em contato
Image

Passou. Puxou. Fixou!